quarta-feira, 24 de março de 2010

Linhaça

Olá amigos do Studio Viva+.
Muito se fala nos benefícios do uso da linhaça na alimentação.
Então, aqui vai um pouco de informação sobre esta semente.

Semente do bem
(extraído do site: http://www.saude.com.br/)
Estudos recentes mostram que a semente de linhaça é capaz de impedir o crescimento de tumores entre outras funções.
Pesquisadores dos Estados Unidos e do Canadá comprovaram que a semente de linhaça é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama, cólon e de próstata. Explicando um pouco melhor: ela evitou que os tumores se espalhassem e tomassem conta do organismo. Além disso, a semente ajuda a controlar os níveis de colesterol. No Brasil, pesquisadores ainda analisam todas as propriedades do alimento.
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício. A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.
A dica para aproveitar ao máximo a semente é triturá-la com a tecla pulsar do liquidificador, evitando que vire pó. "É que a casca, bastante resistente, pode passar intacta pelo aparelho digestivo, impedindo as substâncias benéficas de sair", justifica a farmacêutica bioquímica Rejane Neves-Souza, professora de nutrição da Universidade do Norte do Paraná. "Mas tem que bater e comer logo, porque a linhaça é muito suscetível à oxidação", ensina o bioquímico Jorge Mancini Filho, da Universidade de São Paulo.
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada a cereais e em massas de pães e bolos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

Propriedades:
A casca da linhaça tem grande quantidade de proteínas, minerais e vitamina, com destaque para a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. Outros ingredientes que compõem sua poderosa fórmula são o ômega-3 e o ômega- 6. Essa dupla garante a saúde cardiovascular. Afinal, ambos atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por entupir as artérias.

Composição nutricional (porção de 15 g):
Valor calórico: 43 Kcal
Carboidratos: 1 g
Proteínas: 2 g
Gorduras totais: 3 g
Gorduras saturadas: 0 g
Gordura trans: 0 g
Fibra alimentar: 3 g
Ômega-3: 58%
Ômega-6: 16 %
Sódio: 7,8 mg


Nenhum comentário: