sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Os Benefícios de um Peso Saudável

Amigos do Studio Viva+, leiam este texto da nutricionista Luciana de Oliveira Machado sobre o que queremos realmente para nossa saúde, de nos conscientizarmos do quão é importante cuidarmos de nós mesmos através de uma alimentação mais saudável e da atividade física.
Leiam e reflitam!

OS BENEFÍCIOS DE CONQUISTAR UM PESO SAUDÁVEL

Muitas pessoas me abordam comentando alguma coisa sobre o que faço para emagrecer ou o que devem fazer para emagrecer ou ainda que irão me procurar para fazerem um tratamento…mas o que me parece algumas vezes, é que estão na busca por uma dieta milagrosa…o que respondo é muito simples: o emagrecimento só pode acontecer quando o interessado tem uma orientação alimentar adequada, consegue entender a importância em se alimentar saudavelmente, segue seu esquema alimentar à risca, consegue entender substituições e compensações, se ama muito e está de bem consigo. Saber que a alimentação e atividade física são fundamentais para uma vida saudável é outro ponto importante para ajudar na conscientização, pois o contrário é perda de tempo e dinheiro.

É imprescindível que a pessoa queira atingir seu objetivo, aos poucos entenda seu corpo e as reações que ele tem de acordo com o que gasta de energia com atividade física e o que come. O tipo de alimento escolhido e a aceitação de que é realmente necessário se abrir para uma mudança de hábitos alimentares e de vida é o segundo passo.

Queira-se bem, ame-se…e quando aquela compulsão por doces aparecer, trate de colocar o prazer de se curtir no topo da lista de suas prioridades. Se adorar com aquela roupa que há muito tempo apertava é um prazer eterno. Caso a vontade por doces persista, tente se lembrar daquela imagem refletida no espelho que lhe incomodava, uma foto do antes e depois tem um efeito maravilho na ajuda da conquista do peso ideal e na manutenção.

Este prazer em comer demasiadamente demais, é momentâneo e muitas vezes, por trás dele está algum problema escondido, alguma insatisfação na vida, algum vazio que tentamos preencher com comida, dessas que todos passamos. Tente separar este problema da fome e pensar que este prazer vai passar muito rápido e em troca dele ficará um enorme peso na consciência, na balança e trará danos à sua saúde. E trate de parar de associar estes problemas com a comida, pois acaba se transformando em vício, é frustrante. Associe-se à atividade física!

A gordura corporal elevada, os riscos de desenvolver cardiopatias e outras doenças decorrentes do excesso de peso e do comer errado são apenas algumas das conseqüências deste sobe e desce de peso. Dê preferência aos alimentos menos industrializados possíveis, assim você estará livrando seu corpo de muitas toxinas e facilitando o seu emagrecimento.

Nunca desista, mas caia na real. Se começar um programa de emagrecimento e o peso estagnar, reveja o que anda comendo, pegue seu esquema alimentar e devore ele, isso mesmo. Leia-o com cuidado, pois é muito fácil aumentarmos alguma quantidade sem perceber, para muitas pessoas é muito gostoso comer e beber, mas tem que haver limite. Não dá para comer e beber à vontade e querer emagrecer. Não dá para querer comer e beber com frequência, alimentos mais calóricos e bebidas alcoólicas e querer continuar perdendo peso. Pare tudo! O máximo que você pode conseguir é mantê-lo com sorte, pois seu organismo está sedento por calorias e irá aborvê-las muito melhor do que se não estivesse em dieta.

Um abraço e força, persistência!

Luciana de Oliveira Machado.

www.nutricaoeconsultoria.com.br



Nenhum comentário: