quinta-feira, 18 de novembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

4 Dicas para o treinamento em volta às viagens e à vida

Olá amigos do Studio Viva+, este artigo foi escrito pelo treinador Mike Robertson (título original: 4 Tips for Training Around Travel and Life) e são dicas muito interessantes para que possamos manter o treinamento até nos momentos em que parece difícil encaixar tempo para cuidarmos da nossa saúde (já perceberam como sempre arranjamos tempo para cuidar da doença e protelamos os cuidados com a nossa saúde? Bom isso fica para outra postagem...).
Leiam e reflitam...

4 Dicas para o treinamento em volta às viagens e à vida
Mike Robertson


Todos temos em nossas vidas momentos onde o treinamento é um pouco mais difícil do que deveria ser.
Diabos, eu trabalho na indústria do fitness e ainda há momentos em que começar um treino é sentido mais como um fardo do que algo que eu realmente quero fazer!
Em certas épocas do ano, minhas viagens realmente começam a dobrar. Sou uma criatura de hábitos e eu definitivamente gosto das minhas rotinas, então quando eu perco 2-3 dias por semana para viajar, fica mais e mais difícil de conseguir que tudo seja concluído.
Este post é para aqueles que levam um estilo de vida ocupado, agitado. Aqui estão quatro dicas rápidas que eu uso para ajudar a assegurar que eu me mantenha no foco e no caminho certo, até mesmo em viagens e outras coisas que sugam meu tempo. Divirta-se!

1 - Faça disso uma prioridade

Quando as coisas ficam comprometidas, é incrível ver como as suas prioridades mudam.
Quer se trate de viagens, família, trabalho, ou qualquer coisa do meio, se você for sério sobre os seus objetivos, você precisa fazer do seu treinamento uma prioridade.
Será que isso significa esquecer a sua esposa e filhos? Não.
Será que isso significa passar adiante a batata quente no trabalho? Não.
É muito simples, você precisa colocar na sua cabeça que você vai treinar, independentemente do que mais aparecer. Depois de feito isso, eu acredito firmemente que você já está com meio caminho andado.
Isto leva perfeitamente ao meu próximo ponto.

2 - Programe o seu tempo de treinamento

Há um ditado no mundo dos negócios que o que é medido é gerenciado. Concordo plenamente com esse sentimento.
Eu acho que deveria haver uma outra citação, algo na linha de o que está agendado será feito.
Temos horário para tudo na nossa vida - compromissos, reuniões, futebol do filho, etc. E, surpreendentemente, todas estas coisas são feitas.
Por que você não agenda um horário para começar seu treinamento?
Primeira coisa da manhã, almoço, depois do trabalho, não importa. Coloque na sua agenda e você ficará surpreso com a forma como os treinos começam a se encaixar.

3 - Seja realista com você mesmo

Há cinco anos, minha vida era muito diferente. Eu tinha um "trabalho", uma mulher e era isso.
Agora as coisas estão muito diferentes. Eu possuo duas empresas, uma casa, ainda tenho a minha mulher e uma série de outras responsabilidades.
Antes eu poderia facilmente treinar quatro dias por semana e não era um problema. Trabalhando muito, eu poderia treinar em uma divisão superior-inferior (Nota: divisão do treinamento em membros superiores e membros inferiores) e atingir cada parte do corpo duas vezes por semana.
Não mais.
Eu bati cabeça por anos tentando descobrir como realizar quatro sessões de treinamento por semana.
E então eu desisti.
Quando a vida muda, você tem que estar disposto a se adaptar um pouco. Agora eu treino 3 vezes por semana e estou tendo muito sucesso com este programa.
Eu poderia me forçar a treinar quatro vezes por semana agora?
Claro que sim.
Mas, teria que deixar de alguma coisa.
Eu não me dedicarei 100% à minha esposa?
Eu me afastarei de algum dos meus negócios?
Você vê onde estou indo com isso?
Todos nós temos que fazer escolhas. O importante é descobrir qual o "equilíbrio" que funciona melhor para você e seguir firme com ele.
Não tenho dúvidas de que a maioria das coisas em sua vida são importantes, é só descobrir algum tipo de hierarquia e seguir por ela.
E isto leva para o meu ponto final.

4 – Realista não é igual à ideal

Treinamento de quatro dias por semana, para mim, provavelmente seria o ideal dada as minhas metas.
Mas o ideal não é igual ao realista.
Isso é algo que eu digo aos meus clientes o tempo todo. Há o que funciona em um livro, ou no mundo perfeito.
E depois há o que funciona ajustado dentro de cada realidade.
Se você pode treinar segunda, quarta, sexta e sábado, perfeito. Isso é, provavelmente, o ideal do ponto de vista de treinamento e recuperação.
Mas e se você tem que treinar segunda, terça, quarta, quinta e, em seguida, ficar com 3 dias de folga, devido ao trabalho, compromissos familiares, viagens, etc?
Faça o que puder.
Portanto, há quatro dicas para mim. E para você?

Nota: Para você que acabou de ler este artigo, são quatro dicas muito simples e possíveis de serem aplicadas. É tudo questão de vontade de cuidar-se. Concorda ou discorda? Deixe seu comentário aqui no blog ou via e-mail para sabermos o que você acha disso!

Grande abraço!!!

Armando Jr Largura – treinador Viva+

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Os Benefícios de um Peso Saudável

Amigos do Studio Viva+, leiam este texto da nutricionista Luciana de Oliveira Machado sobre o que queremos realmente para nossa saúde, de nos conscientizarmos do quão é importante cuidarmos de nós mesmos através de uma alimentação mais saudável e da atividade física.
Leiam e reflitam!

OS BENEFÍCIOS DE CONQUISTAR UM PESO SAUDÁVEL

Muitas pessoas me abordam comentando alguma coisa sobre o que faço para emagrecer ou o que devem fazer para emagrecer ou ainda que irão me procurar para fazerem um tratamento…mas o que me parece algumas vezes, é que estão na busca por uma dieta milagrosa…o que respondo é muito simples: o emagrecimento só pode acontecer quando o interessado tem uma orientação alimentar adequada, consegue entender a importância em se alimentar saudavelmente, segue seu esquema alimentar à risca, consegue entender substituições e compensações, se ama muito e está de bem consigo. Saber que a alimentação e atividade física são fundamentais para uma vida saudável é outro ponto importante para ajudar na conscientização, pois o contrário é perda de tempo e dinheiro.

É imprescindível que a pessoa queira atingir seu objetivo, aos poucos entenda seu corpo e as reações que ele tem de acordo com o que gasta de energia com atividade física e o que come. O tipo de alimento escolhido e a aceitação de que é realmente necessário se abrir para uma mudança de hábitos alimentares e de vida é o segundo passo.

Queira-se bem, ame-se…e quando aquela compulsão por doces aparecer, trate de colocar o prazer de se curtir no topo da lista de suas prioridades. Se adorar com aquela roupa que há muito tempo apertava é um prazer eterno. Caso a vontade por doces persista, tente se lembrar daquela imagem refletida no espelho que lhe incomodava, uma foto do antes e depois tem um efeito maravilho na ajuda da conquista do peso ideal e na manutenção.

Este prazer em comer demasiadamente demais, é momentâneo e muitas vezes, por trás dele está algum problema escondido, alguma insatisfação na vida, algum vazio que tentamos preencher com comida, dessas que todos passamos. Tente separar este problema da fome e pensar que este prazer vai passar muito rápido e em troca dele ficará um enorme peso na consciência, na balança e trará danos à sua saúde. E trate de parar de associar estes problemas com a comida, pois acaba se transformando em vício, é frustrante. Associe-se à atividade física!

A gordura corporal elevada, os riscos de desenvolver cardiopatias e outras doenças decorrentes do excesso de peso e do comer errado são apenas algumas das conseqüências deste sobe e desce de peso. Dê preferência aos alimentos menos industrializados possíveis, assim você estará livrando seu corpo de muitas toxinas e facilitando o seu emagrecimento.

Nunca desista, mas caia na real. Se começar um programa de emagrecimento e o peso estagnar, reveja o que anda comendo, pegue seu esquema alimentar e devore ele, isso mesmo. Leia-o com cuidado, pois é muito fácil aumentarmos alguma quantidade sem perceber, para muitas pessoas é muito gostoso comer e beber, mas tem que haver limite. Não dá para comer e beber à vontade e querer emagrecer. Não dá para querer comer e beber com frequência, alimentos mais calóricos e bebidas alcoólicas e querer continuar perdendo peso. Pare tudo! O máximo que você pode conseguir é mantê-lo com sorte, pois seu organismo está sedento por calorias e irá aborvê-las muito melhor do que se não estivesse em dieta.

Um abraço e força, persistência!

Luciana de Oliveira Machado.

www.nutricaoeconsultoria.com.br